quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Um velho tempo (FB).

No tempo do rádio era comum se utilizar de uma música ou parte dela para marcar a abertura e chamadas de um programa tornando-a, dai pra frente, uma identidade daquela radiação. Foi assim para o programa "Boa noite pra você", que usava a música "Boa noite, amor", a "Ave Maria, de Gounod" para o terço das seis da tarde e outros que não me lembro agora.

Com a chegada da TV, esta prática foi seguida e antes do aparecimento das atuais "vinhetas" personalizadas também trechos de canções, a maioria desconhecida, cunharam a identidade de novelas, seriados e noticiários. A abertura original do Jornal Nacional era um trecho da música "Summer 68", do Pink Floyd. Ao longo do tempo ela foi diversas vezes reestilizada mas na essência, contém o gene daquele sucesso da famosa banda inglesa.

Três músicas de abertura do longevo Jornal Hoje, da Globo, são marcantes para mim e ainda hoje as ouço com frequência. A primeira delas foi "Evie" cantada por Johnny Mathis. Esta canção, muito pouco conhecida, também é uma das favoritas dos meus amigos Bob Maia e Zé Andrade. Não tem encontro que eu não convoque o cantor texano pra dar expediente na nossa confraternização.

A segunda foi "Look, stop and listen", interpretada pelo saudoso Marvin Gaye e Dianna Ross. Tornou-se um hit e ainda se houve com frequência nas playlist armazenadas na "nuvem". A terceira foi "Baby, you don't know" de um desconhecido cantor (Greg Williams), que muito pouca gente conhece, inclusive eu. Estas três canções marcaram momentos inesquecíveis dos meus anos dourados e ainda me fazem viajar.

Tem coisa mais linda e emocionante do que o tema de final do ano da Globo? Eu me derreto todo quando escuto esta obra simples, tocante e sublime do Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta.

"Hoje é novo dia, de um novo tempo que começou
Nestes novos dias as alegrias serão de todos é só querer
Todos nossos sonhos serão verdades, o futuro já começou
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser.

Coisas gostosas de um velho tempo.
Um feliz ano de 2017 cheio de boas surpresas, emoções e muita saúde.

30/12/16