sexta-feira, 21 de maio de 2021

Ovos mexidos (FB)

 A canção mais famosa dos Beatles é sem dúvida “Yesterday”, composição do Paul McCartney, que faz parte do álbum “Help”, de 1965. Possui mais de 3000 covers, nos mais diversos ritmos e estilos musicais. Quando a compôs PM tinha apenas 22 anos. A história de como ela surgiu é interessante. 


Conta Paul que na época morava no sótão da casa da namorada, em Londres, e no meio de uma noite acordou com a uma melodia na cabeça. Sentou num piano que tinha no quarto e dedilhou os primeiros acordes. Aquilo ficou remoendo no juízo por dias. 


Procurou o George Martin, maestro e produtor da grande maioria dos álbuns dos “Cabeludos de Liverpool”, mostrou a melodia, tentando se certificar que não era um plágio. Durante uns três meses repetiu esta ação com outras pessoas do ambiente musical e todos disseram que nunca tinham ouvido coisa igual. 


Ainda sem uma letra deu o nome a melodia de “Scrambled eggs” (Ovos mexidos). Os outros três Beatles de cara disseram que não tinham nenhuma contribuição a fazer. O GM então compôs um belíssimo arranjo para um quarteto de cordas e o PM escreveu a letra e gravou sua canção mais famosa sozinho, sem a presença de seus três amigos da banda, que acharam não ser o estilo de música que eles vinham tocando na época. O violão acústico que aparece na canção é tocado pelo próprio Paul. 


Tudo isto parece que foi “ontem”. Lembro do prazer, da ansiedade que tinha de comprar um LP novo dos Beatles, correr pra casa para ouvi-lo cirurgicamente, dessecando cada acorde,  cada harmonia, e ainda aprendendo inglês. Deliciava-me com canções que ainda hoje me surpreendem pela beleza, frescor e criação. 


21/05/21