sexta-feira, 30 de abril de 2021

Principalmente esta (FB)

 A canção “Strawberry Fields Forever”, composta pelo John Lennon, é considerada uma das obras primas dos Beatles. Levou cerca de um mês pra ter sua gravação concluída. 

O JL era uma pessoa insegura, indecisa e não gostava da sua voz. Sempre pedia aos engenheiros de som que fizessem alguma coisa para modificar seu timbre. Embora fosse um gênio criativo tinha muita dificuldade de “tirar da cabeça” os acordes e arranjos que imaginava pra suas canções, o inverso do Paul McCartney, que já chegava ao estúdio sabendo exatamente como cada instrumento deveria ser tocado. 

Essas caraterísticas do JL deram muito trabalho ao produtor George Martin, considerado o “quinto beatle”, para transformar numa peça musical as composições do beatle assassinado em 1980. 

Depois de dias e dias de gravação, “Strawberry .....” foi considerada “pronta”. O JL levou o tape pra casa e no outro dia chegou ao estúdio dizendo que não gostou e que queria um outro arranjo, desta vez acrescentando metais. Foi aquele alvoroço mas tratando-se de um pedido do autor já famoso, tinha que ser atendido. 

Mais outras duas semanas de trabalho e uma nova versão foi considerada “definitiva”. Novamente o autor de “Imagine” levou trabalho pra ouvir em casa e dias depois disse ao GM que tinha gostado da primeira parte da primeira versão e da segunda parte da segunda versão e que queria que fossem emendadas. 

George Marte ficou estupefato e argumentou que seria impossível pois as versões estavam em tons diferentes. JL riu, piscou o olho e disse: “eu sei que você é capaz de fazer isto, George”, e saiu rindo, de fininho. 

GM usou toda a sua expertise e acelerando uma versão e reduzindo a velocidade de outra, conseguiu fazer uma emenda perfeita, imperceptível aos ouvidos da época. 

Pouco antes de ser assassinado, JL e GM se encontraram e batendo papo o JL disse que tudo o que ele tinha feito com os Beatles foi porcaria. O GM, mais uma vez, sem acreditar, perguntou: “mas até “Strawberry Fields Forever”?” O JL, ao seu estilo, respondeu, na xinxa: “principalmente esta”. Coisas de gênio. 

“Strawberry Field” (sem o “s”) era um antigo orfanato situado nos fundos da casa do JL, onde ele brincava e “aprontava” quando era adolescente. 


Giba

30/04/21