quinta-feira, 15 de junho de 2017

Só para beatlemaníacos (FB)

No último 1 de junho completou-se meio século do lançamento do álbum "Sgt. Pepper's lonely hearts club band", considerado uma das melhores peças musicais já produzidas. É sem dúvida uma obra espetacular e quem teve o privilégio como eu, de viver seus anos dourados na época em que ele foi lançado, continua deslumbrado com o frescor das interpretações, as inovações nas performances das canções e os rumos que a cultura tomou desde então. 

Não me canso de ressaltar a evolução musical e a explosão de criatividade dos quatro cabeludos de Liverpool, ocorrida em apenas 4 anos de estrada. Querem ver algumas evidências disto? Peguem 3 músicas gravadas em 1963, por exemplo as bobinhas, "Love me do", "A taste of honey" e "Thank you girl" e comparem com 3 gravadas em 66/67, "Tomorrow never knows", "Strawberry fields forever" e "A day in the life". É como neste curtíssimo espaço de tempo se saísse de um Fusca "pé de boi" para um BMW série 7 ou de um "Teco-teco" para um "A-380". 

É uma evolução meteórica nas letras, harmonias, performances, considerando que estas músicas foram gravadas no mesmo estúdio, usando equipamentos e tecnologias praticamente iguais e que estes meninos tinham, apenas, 23/24 anos. Acrescente-se a isto que neste curto período eles lançaram 2 álbuns por ano (14 músicas, cada) e 4 compactos (2 músicas, cada), todos indo para o topo das paradas, fizeram 2 filmes de sucesso mundial, realizaram dezenas de shows nos EUA, Austrália, Japão e Europa, além arrumarem tempo para "consolar" centenas de tietes que invadiam seus quartos de hotel por onde passaram. 

Os Beatles, no período de 1963 a abril/70, gravaram 13 álbuns, 213 canções, na sua quase totalidade compostas pela dupla Lennon/McCartney e por George Harrison. Eles encantaram e continuam encantando milhões de fãs de todas as idades, espalhadas pelos quatro cantos do mundo. A qualidade e a inovação presentes na sua obra são referências para a maioria de artistas e continuarão sendo para os que estão começando no ramo. 

A reedição do Sgt. Pepper's lançada há duas semanas, após passar por um processo primoroso de limpeza, realça acordes, nuances e instrumentos até então não percebidos. É como se ver uma paisagem através de uma vidraça que estava embasada pelas intempéries do tempo. Um orgasmo sonoro.
No vídeo mostrado a seguir é possível "visualizar" um pouco o processo criativo do trabalho comentado neste texto. 

http://portalbeatlesbrasil.blogspot.com.br/2017/06/sgt-pepper-revolution-veja-aqui-o.html


PS. O tema pode ser piegas para alguns mas eu avisei no título!!!

15/06/17