quinta-feira, 9 de março de 2017

Nada é perfeito, totalmente (FB)

Num dia destes, dirigindo dos 36 para Maceió, avistei um gavião  dando um rasante e agarrando um rato ou preá num terreno recém arado. Depois da captura espetacular o sortudo do roedor conseguiu se desvencilhar das garras do predador e se estabacou no meio do poeirão. Deve ter morrido do baque.

Fiquei me perguntando: o que é perfeição? Será que existe alguma coisa perfeita, sem defeitos, erros, unânime? Matutei um tempo e acho que ela não existe, totalmente, pelo menos aquelas que são feitas por nós, humanos. Algumas coisas chegam muito perto mas sempre falta algum detalhe, um cabelinho de sapo. Aqui vão algumas coisas que julgo muito próximas deste conceito:

- Os Beatles. O conjunto da obra é praticamente perfeito. As harmonias vocais de "This boy", "Hapiness is a warm gun" e "Here, there and everywhere", as letras de "She's leaving home", "Let it be" e "In my life", a criatividade em "A day in the life", "Think for yourself" e "Tomorrow never knows", o frescor de "She loves you", chegam a um "pentelhéssimo" da perfeição;

- Os poemas do Vinícius, dedilhadas e cantadas por Toquinho e Baden Powell, os acordes primorosos do piano do Tom, as vozes do Milton e do Sinatra, as harmonias do MPB-4 e do Quarteto em Cy, são bálsamos sonoros para nossos corações e ouvidos. Para terem atingido a perfeição bastariam ter durado mais um pouquinho;

- Os álbuns "Dark side of the moon", do Pink Floyd, e "Acabou chorare", dos Novos Baianos, a gentileza nata do Dória, a receptividade prazeirosa do "Ceguim do Ceará", as inteligências e sabedorias do Alfredão e do Cabeleira, o carisma e o astral do Bega, a criatividade e a sociabilidade de D. Mabel, a beleza da minha família (tirando eu), estão todas a uma topada da perfeição;

- O futebol vistoso e competente da nossa seleção na Copa de 70. Para a perfeição futebolista faltaram 2 ou 3 gols saídos de jogadas geniais, executadas por jogadores extraordinários;

- Um prato de feijão verde com macaxeira espapaçada e carne de sol do sertão paraibano, salpicado de muita manteiga de garrafa e um naco de rapadura, tudo "sobremeseado" por três espigas de milho assadas na brasa, quebradas na alvorada do dia. Pra ficar perfeito basta um pedaço de fio dental e um arroto daqueles de lascar o cano, sonorizado no alpendre da casa grande de fazenda.

- A beleza e as curvas estonteantes da Gisele Bündchen seriam perfeitas se ela fosse brasileira, alta, loura e simpática!!!!!!

- Por fim, a amizade que une alguns dos que estão lendo este texto agora está tão perto da perfeição que o que falta cabe folgado no bucho de um micróbio anoréxico.

A perfeição quer dizer a ausência de defeitos, erros, falhas, falência e, portanto, impossível de ser obtida por nós, humanos. Nossas "perfeições" sempre podem ser melhoradas, aprimoradas. A perfeição total, absoluta, definitiva, só Ele a possui.

10/03/17