sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Complexo de vira-latas (FB)

Nestes tempos de baixo astral que aflige boa parte dos brasileiros, uma expressão antiga me vem a cabeça: "Complexo de vira-lata".

Pesquisando no Wikipedia encontra-se que esta "expressão foi  criada pelo escritor Nelson Rodrigues a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira de Futebol foi derrotada pela Seleção Uruguaia na final da Copa do Mundo, em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958 quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez"

Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele "por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem".

Conheço algumas pessoas que têm este complexo, que só dão valor ao que é dos outros ou de fora, importado, mesmo que seja "Made in Cafundós do Juda" e não valha "um conto". O "fabricado no Brasil", as vezes visivelmente melhor, é visto como inferior, vagabundo, ralé. Vivem criticando o que é nosso, menosprezando nossas capacidades, desmerecendo o que fazemos e produzimos. 

Alguns trazem em sua personalidade, fortes traços de arrogância, esnobismo e pedantismo, características sempre presentes em pessoas fracas, sem personalidade e carentes, que requerem atenção, carinho compreensão ou, às vezes, uns bons "pescoções". 

Ando descrente com algumas opções políticas que nosso país tem tomado mas somos exemplos em muitas coisas. Basta sair do país ou conviver com algum gringo primeiro-mundista para perceber o valor e o carinho como somos vistos e tratados. 


Com toda esta esculhambação que convivemos todo dia, viva o Brasil.

24/01/18