quinta-feira, 8 de junho de 2017

Rejuvenescer (FB)

Depois de um bom tempo sem assistir a Fórmula 1 fiz isto a semana retrasada. Não consegui chegar ao pódio. A narrativa sarcástica do Galvão Bueno e os comentários carregados de mesmices do Reginaldo Leme, me encheram o saco.  

Não aguento mais se quer passar pelo Faustão, Mesas Redondas de Futebol, Raul Gil, Lucas Mendes, Sílvio Santos, Sarney, novela da Globo. São sempre a mesma coisa, mofada, cristalizada, fossilizada. A criatividade de um Chico Anysio, Jô Soares, Dias Gomes, aposentou-se e não surge ninguém sequer pra fazer coisa parecida. 

O hábito automático, a rotina "confortante", sem nada diferente, parece que nos envelhece mais rápido, nos entendia com mais facilidade, nos aproxima da morte. A novidade criativa, inteligente, refrescante, nos dá sobrevida, revigora, dá aquela catucada que nos põe pra cima, pra frente, nos trás esperanças. 

Só agora, com a idade galopando rápido para os 70 consigo enxergar e concordar com isto que os muitos mais experientes do que eu já disseram e escreveram. Não é desprezar ou menosprezar o passado ou a tradição mas sim a mesmice, a repetição acomodada, a falta de ideias novas, o que me entedia. 

Dias atrás "Alfredão de Timbaúba" e "Paulim de Vancouver" fizeram, como sempre, comentários inteligentes a uma das "Original" e citaram o poema/música do finado Belchior, chamado "Rejuvenescer", onde ele diz:

"......No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
E o que há algum tempo era novo jovem
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer....."


O que me rejuvenesce não é o novo, a aventura, o lugar desconhecido e sim a novidade criativa, inteligente. Ler muito, escrever estas bobagens, reencontrar amigos e participar, intimamente, do crescimento da minha netinha, tem sido minha principal fonte de rejuvenescimento. O danado é que para me manter "upgrade" exige mudanças que, às vezes, incomodam, descalçam meus "chinelos velhos", me tiram do conforto da ociosidade. É um dilema como é tudo na vida.

08/06/17