sexta-feira, 16 de julho de 2021

Crú, áspero e lindo (FB)

Talvez quem leia meus textos sobre curiosidades nas músicas dos Beatles ache que eu tenha uma preferência maior pelo Paul McCartney. Para mim o Fab Four é como um quadrado, quando se tira um lado desmorona a magia, a sinergia, o encantamento, a criatividade da maior banda musical de todos os tempos. 

Sou fã de baladas, harmonias e arranjos vocais bem elaborados e nesta praia o Paul nada de braçadas e compões diversas pérolas, uma dela é “Oh darling” que faz parte do álbum “Abbey Road” de 1969. Tem estilo “doo wop”, característico da década de 50. O vocal desta canção é belíssimo e tem uma curiosidade interessante. 

Ele queria gravar sua voz numa tonalidade crua, áspera, rasgada e acreditava que só conseguiria este timbre na primeira tentativa. Da segunda em diante a voz já perdia esta característica e não produzia o vocal desejado. 


Como morava (e ainda mora) a 5 minutos a pé do estúdio Abbey Road, em Londres, ele, por diversos dias seguidos, chegava mais cedo e fazia uma tentativa. Depois de muitos dias conseguiu gravar um take com a voz imaginada e o resultado é este do link abaixo. John Lennon disse que esta é uma das melhores do Paul mas achava que poderia ter cantado melhor do que o autor. Será? 


Só com muita persistência, zelo, respeito e amor pelo que se faz é possível se produzir obras com esta qualidade. 


https://youtu.be/9BznFjbcBVs


16/07/21